quarta-feira, 8 de abril de 2015

ENTENDA O LEAN MANUFACTURING

A filosofia de gestão chamada Lean Manufacturing (no Brasil conhecida como Manufatura Enxuta), tem seu foco na redução dos seguintes tipos de desperdício: superprodução, excesso de processamento, movimento, inventário, tempo de espera, transporte e defeitos. Para que existam melhorias na qualidade de produção e redução do tempo de produção, esses desperdícios precisam ser eliminados.
Com a prática do Lean Manufacturing, os custos são calculados ainda na fase de projeção do produto por um especialista que especifica os materiais, processos e demais componentes de forma barata e eficiente, o que reduz os riscos de falha do projeto. De maneira resumida, Manufatura Enxuta é a capacidade de obter os materiais certos da maneira apropriada com relação a quantidade e local para que o desperdício seja minimizado.
A filosofia pode ser dividida nas cinco etapas que seguem:
1 - Qualidade Total Imediata: detectar defeitos e problemas e solucioná-los diretamente em sua origem;
2 - Minimização do Desperdício: eliminar atividades que não tem valor agregado e otimizar o uso dos recursos escassos;
3 - Melhoria Contínua: redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da produtividade e compartilhamento da informação;
4 - Processos “Pull”: os produtos são retirados pelo cliente final e não empurrados para o fim da cadeia de produção;
5 - Flexibilidade: produzir lotes de grandes variedades de produtos em pouco tempo sem comprometer a eficiência, construir e manter uma relação a longo prazo com os fornecedores, entrando em acordos para compartilhar os riscos, custos e informação.


Leia também a matéria no link ao lado: ENTENDA O LEAN MANUFACTURY